
Há muito tempo, tem-se discutido no Pará a questão do desenvolvimento equilibrado da Amazônia, uma região já acostumada a não alimentar grandes esperanças e viver em dificuldades.
A realização de eventos como o Seminário Internacional sobre o Meio Ambiente, Pobreza e Desenvolvimento da Amazônia (Sindamazonia), patrocinado pelo Governo do Pará, assim como o trabalho de pesquisa, planejamento e assessoria que órgãos como o Idesp têm executado, permitem a apresentação de proposições concretas em atendimento às demandas regionais pela melhoria da qualidade de vida da população.
"Elaborar propostas capazes de lançar a região num processo de desenvolvimento equilibrado é o desafio maior no qual se têm empenhado instituições públicas, entidades não-governamentais, segmentos sociais os mais diversos, o cidadão comum". (1)
(1) Fonte: Revista Pará Desenvolvimento, Belém, junho, 1992, Edição Especial, Editorial. IDESP - Instituto do Desenvolvimento Econômico - Social do Pará.
TURISMO
É característico do ser humano o instinto de conhecer coisas novas, deliciar-se com o aprendizado de culturas e costumes típicos dos povos. Essa motivação tornou o turismo uma das grandes fontes de divisas dos países.
A Amazônia, pela sua imensa floresta, pelo fascínio que o mundo tem pela sua grande biodiversidade, desperta sempre àqueles que não a conhecem e estão distantes, um desejo crescente de conhecer na Amazônia, de perto, suas características peculiares.
No Brasil, o turismo é um dos setores da Economia que mais cresce. Em 2025, o turismo já registrou um recorde de turistas estrangeiros no Brasil. O Governo brasileiro não vem poupando esforços para intensificar o turismo interno e também dar condições (rede hoteleira) para o recebimento de turistas estrangeiros.
Hoje, são cada vez mais numerosas as caravanas turísticas organizadas em todas as regiões do Brasil, sob o patrocínio de agências locais de turismo.

Guide Star